quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Menos brinquedo e mais brincadeira: Fitas


Sabe quais são as lembranças mais fortes da minha infância? Das brincadeiras com meus pais, do campeonato de volei que meus pais organizaram no quintal, das brinacdeiras de comidinha, que minha mãe me permitia, das tardes em cima do pé de goiaba que ficava no quintal.

O meu presente de natal favorito foi um ursinho com um relógio muito simples, hoje minha mãe me conta que naquele natal eles não tinham dinheiro para presentes e foram ao centro da cidade e o  melhor que conseguiram comprar foi um ursinho pequeno e com a sobra esses reloginhos digitais de plático. Nossa, eu adorei o ursinho e o relogio, adorei mesmo.

Falei isso porque as vezes agimos no automático, acabamos comprando brinquedos e mais brinquedos e esquecemos dessa essência, sabe, provavelmente seu filho não vai lembrar de todas as Barbies, Princesas, nem de todos os Max Still, Homens Aranha que ganha. Muito provavelmente nem vá lembrar em que situação ganhou esse ou aquele brinquedo. Creio que um dos motivos para isso acontecer seja que damos brinquedos demais, eles são mais acessíveis hoje em dia, e é inegável a pressão a propaganda infantil nas vidas das nossas famílias.
Pipa de mão - esse é um brinquedo waldorf



Como falei aqui a proposta para esse mês é tentar brincar mais e consumir menos, e para isso vou tentar dar umas dicas de brinquedos e brincadeiras para fazer em casa.

E vamos começar com uma coisa que quase todos tem em casa:

Fitas, barbantes e/ou lã.


Fitas são mágicas, de verdade kkkkk experimentem cortar um bom pedaço  de fita (1.5m mais ou menos), prender em uma haste qualquer (pau de churrasco sem a ponta, vara ou qualquer outra coisa que vc tenha), faça um para você também, coloque uma música que vocês curtem e deixe a imaginação rolar, é muito divertido.



Circuito que fiz no corredor do apartamento, usei
lã e fita crepe.

Variações dessa brincadeira: prender com cargolas, fazer um laço e prender um pesinho, ou usar a fita sem nada. 


A fita vai virar de tudo, agitando no chão vocês podem pular tentando se desvencilhar dela (Marina chama essa brincadeira de cobrinha), agitando no ar, fazem movimentos lindos, e se tem espaço para correr melhor ainda.


Com fitas, barbante ou lã podemos fazer circuitos como esse da foto ao lado que eu fiz para Marina no corredor do apartamento, é simples e muito divertido.

Outra coisa legal é fazer furo em uma cartolina ou garrafa pet e dar para que a criança passe a fita pelos bracos, você pode desenhar um tenis e usar a fita como cadarço por exemplo. Na internet tem muitos modelos, se você não desenha pode imprimir e colar.

Outra coisa que deve ser linda de se ver é encher um bambolê de fitas e empendurar baixo para a crinaça explorar, esse ainda não fiz com por aqui mas está na minha lista, brevemente farei um para Marina e as priminhas brincarem.

E ai, animaram-se... existem muitas outras possibilidades, estou trazendo só algumas. Então simbora meu povo, peguem aquela fitinha, lã ou barbante que estão por ai esquecidos e deixem sua criança brincar com ele, e se possível brinquem juntos também. Boa brincadeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário