sábado, 23 de fevereiro de 2013

Lidando com o sono dos bebês: diferenças entre o Nana Nené e Soluções para noites sem choro.

Marina nunca foi lá muito dorminhoca, teve uns períodos bem difíceis, acordando às 03:00 da madrugada e permanecendo acordada até umas 06:00 ou 06:30 da manhã. Nesse período comecei a buscar informações sobre como organizar a rotina de sono dela.

O primeiro livro que li foi o Nana Nenê do Dr Estevil, li mas não apliquei o método porque trata-se de uma adaptação do método Ferber, que consiste basicamente em deixar o bebê chorar para que "aprenda" a dormir sozinho.


NUNCA mas NUNCA mesmo eu conseguiria fazer isso, primeiro porque não consigo, eu acho que ia chorar mais que ela, segundo porque ao estudar vi que esses métodos:

1. Não "ensinam" o bebê a dormir, o bebê simplesmente se acostuma a não ser atendido. Pois seu choro (forma de comunicação) não é atendido pela mãe (ou cuidador). Ao contrário do que dizem os especialistas não atender a contento o choro do bebê pode trazer consequências danosas. Explicando melhor: seu bebê não começa a dormir, ele aprende que a voz dele não tem importância e simplesmente desiste, levando ao desamparo aprendido condição que leva o bebê a desistir de pedir ajuda ou achar uma solução para o problema, ele simplesmente aceita. É tão sério que quando querem induzir depressão em animais de laboratório  o fazem por meio do desamparo aprendido.

2. Bebês que sofreram com esse método frequentemente "dormem" a noite toda, mas também desenvolvem com maior frequência transtornos como terror noturno.

3. Bebês simplesmente não estão neurologicamente aptos a dormirem sozinhos, ninguém aprende a dormir como aprende ler. Dormir sozinho (ou conciliar o próprio sono como diz o autor) acontece quando se tem maturidade neurológica para tal, é como andar.

4. O próprio autor admitiu recentemente que o método é CONTRAINDICADO para bebês, dá uma olhadinha na entrevista dele ao jornal El Pais aqui. Isso posto, se até o autor reconhece o erro não tem mais o que falar não é?

Como para mim o Nana nenê não era uma opção fui atras de outras opções. Foi ai que me deparei com um grupo do facebook chamado Soluções para noites sem choro, o grupo é baseado no método do livro homônimo da autora Elizabeth Pantley . Como o grupo dispõe de documentos muito bons resolvi comprar o livro.

A primeira coisa que me agradou é que todos os métodos do livro respeitam o bebê, ela incentiva a amamentação em livre demanda, e trás técnicas para ajudar com o sono dos bebês, mas todas muito gentis, sem traumas.

A metodologia é mais complicada, e demorada. Confesso que não consegui seguir o método totalmente por muito tempo, porém as dicas são ótimas e depois de implementar o sono de Marina melhorou 80% principalmente as sonecas diurnas. Antes ela não dormia uma soneca maior que 30 minutos, agora chega a 1h e 30 minutos. Ela inda acorda a noite, pois é um bebê e isso já é esperado. Ela dá mais trabalho quando está em salto de desenvolvimento ou em pico de crescimento? Sim. Mas notei muita melhora nela.

A autora é bem didática e apresenta os seguintes passos:

1. Conheça seu bebê, os hábitos, como dorme, quando dá sinais de cansaço e quais sinais são esses.
2. Estabelecer rotinas a partir do que você observou com seu bebê (ela dá várias dicas de rotina, bem legais)
3. Estabeleça um plano com as rotinas, o que você vai fazer e as metas;
4. Implemente, e anote os resultados dia a dia (o livro trás os modelos de planilha);
5. Reavalie os progressos periodicamente, elabore novo plano e siga.

Além disso fala sobre:

- Desmame noturno (não é para desmamar, só para reduzir mamadas de madrugadas em crianças maiores);
- Remoção gentil (técnica para o bebê dormir sem necessariamente ter que estar mamando);
- Esclarece sobre a fisiologia do sono dos bebês;
- Fala sobre saltos e picos de desenvolvimento, segurança, ansiedade da separação...

Deve ter mais, mas de cabeça (porque Marina tá no colo enquanto escrevo) é o que me lembro.

Fica aqui a dica: não existem soluções milagrosas! Você pode ajudar estabelecendo uma rotina, dando segurança e carinho, mas seu bebê é um bebê, e acordar faz parte, claro que acordar uma ou duas vezes é diferente de acordar dez vezes e é nisso que esse livro ajudou. No meu caso Marina ainda acorda bastante, mas aprendi que é uma característica dela que se intensifica em algumas fases. Se eu usasse o método nana Nenê ela poderia até "dormir" mais, mas a que custo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário