sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Extero-gestação e o sono dos recém-nascidos.


Dia desses estava colocando Marina para dormir e parei para pensar nas mudanças que aconteceram desde seu nascimento, ela já dormiu de tudo que é jeito, mamando, sendo ninada na cadeira de balanço, rede, nos braços, deitada do meu lado comigo dando uns tapinhas ritmados no bumbum dela enquanto cantava... mudou muito! Daí lembrei que até os três meses o que salvou a galera dessa casa foi eu ter posto em prática as técnicas da teoria da extero-gestação.

A técnica se baseia na informação de que nos primeiros 3 meses de vida, o bebê humano é imaturo demais, pois devido ao nosso cérebro grande boa parte do nosso desenvolvimento cerebral acontece depois do nascimento. Assim, precisamos fazer quase tudo pelo bebê, inclusive acalmar e adormecê-lo. 

No ventre materno o bebê tinha todas as suas necessidades supridas e vivia em condições bem específicas: ele estava envolvido pela parede uterina e ficava aquecido e apertadinho, sendo balançado para frente e para trás a cada movimento da mãe, em um ambiente com barulho estático constante (barulho dos órgãos da mãe) que é uma especie de chiado. A teoria é que ao reproduzir essas condições obtemos do bebê uma resposta neurológica que leva a ao reflexo calmante, a partir daí desenvolveu-se 5 passos para ajudar a obter essa resposta, seguem os passos:



1. Fazer um Pacotinho do seu bebê - consiste em embrulhar o bebê apertadinho. Para você pode parecer agoniante, mas eles gostam, além de impedir que mexam bruscamente braços e pernas se assustando (isso acontece com certa frequência). É claro que o pacotinho não substitui o colo da mãe, bebezinhos precisam muito de colo, mas é uma boa pedida para a hora de dormir.

Aqui em casa o pacotinho era sucesso total, teve até um tempo em que Marina só conseguia dormir assim, e para acalmá-la nas crises de choro também foi uma ótima pedida.

Passo a passo de como enrolar o bebê.

Aqui tem um Vídeo ensinando a enrolar o bebê. dá uma olhada que ajuda :)

2. Posição de Lado - Essa ai eu não usei porque a recomendação atual e colocar para dormir de barriga para cima. Porém tenho que concordar que a posição de barriga para cima é estranha para o bebê uma vez que o ele passou nove meses na posição fetal com a coluna encolhida e os joelhos contra a barriga. Marina de vez em quando se assustava por causa da posição, mas diante do risco mantive a decisão de deixar ela dormir de barriga para cima quando estava no berço. 

Eu colocava muito Marina de lado quando estava no colo ou sling, e por muitas vezes ela dormiu assim no meu colo. A orientação para acalmar o bebê é segurar de lado ou com a barriga tocando os braços do adulto (a cabeça fica na mão do adulto, o bumbum encostado na dobra do cotovelo, com braços e pernas livres, pendurados). 

Foi nessa fase que ganhei o poush sling da minha amigona Débora e ele é ótimo para isso, Marininha amava e tirava altos cochilos la. 


3. Usar ruido estático e repetitivo tipo Shhhh Shhhh - e o engraçado é que fazemos esse ruido meio que instintivamente para acalmar bebês não é? Basta faser shhh a uns 10-20 cm de distância dos ouvidos do bebê, pode ir aumentando o "shh" até ficar tão alto quanto o choro do bebê. 

Podemos usar ruídos estáticos,tipo estação de rádio fora do ar. Maridex até brincava porque nós nos preocupamos em ter um sonzinho com CDs infantis no quarto dela e o que ela mais gostava era de ouvir o rádio fora de estação KKKKKK. Não tô brincando não, tem até CD com som estático para vender, mas vai por mim rádio fora de estação funciona que é uma beleza.

4. Balançar ou ninar - no útero seu bebê estava em movimento quase o dia todo, pois sempre que você se mexia ela mexia junto, ai depois que nasce é colocado em um berço parado... é claro que ele  vai estranhar.

O Movimento rítmico acalma os bebês, por isso é que instintivamente balançamos nossos bebês ou damos tapinhas ritmadas em suas costas ou bumbum para ninar.

Aqui usamos muito o sling, nosso braços, a cadeira de balanço (que foi F-U-N-D-A-M-E-N-T-A-L nessa fase), e por fim a rede que é usada até hoje (somos todos um pouco índios afinal).

E é bom lembrar que seu bebê é frágil, que deve balançar de leve de modo a proteger a cabeça, para evitar a síndrome do bebê sacudido.



5. Sucção - essa é uma necessidade real de todo bebê humano, por isso chupam dedo naturalmente assim que conseguem controlar o braço. Porém essa necessidade também existe no RN, só que ele não consegue levar a mão para a boca, daí entra a amamentação em livre demanda como forma de alimentar e acalmar o bebê.

Muitos oferecem chupeta ao bebê, ela pode até servir, porém tem (ao meu ver) mais malefícios que benefícios, o primeiro é que pode atrapalhar a amamentação, e o segundo é que pode prejudicar a arcada dentária de seu filho, além do uso da chupeta está ligado a maior incidência de doenças diarreicas e infecções em bebês.


Aqui em casa usei o método tradicional, foi (e continua sendo) amamentação em livre demanda, com o tempo aprendi a reconhecer quando Marina queria mamar e colocava ela no seio o mais rápido possível.

Por aqui ajudou demais, até porque minha menina Marina  nunca foi uma bebê dorminhoca e tranquila, então precisava (precisa) muito que nós (eu e o papai) a acalmemos e a coloquemos para dormir, para nós foi uma grande ajuda.

Um comentário:

  1. Oi Sabrina, gostei do seu post. Estou curiosa para saber como você fez para lidar com o sono da Marina após os 3 meses. Como você a fazia adormecer e como eram os intervalos entre um ciclo do sono e outro. A Marina aí nada precisava de você?

    ResponderExcluir