terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A maternidade e o encontro com a própria sombra: um livro que mudou minha forma de encarar a maternidade.

Há tempos venho lendo sobre maternidade, criação de filhos e desenvolvimento infantil me informo por meio de artigos científicos (viés de pesquisadora que procura primeiro no pubmed e depois no google - rsrsrs), na internet acompanhando alguns blogs da blogsfera materna, nos grupos de discussão sobre maternidade do facebook e da maneira tradicional com livros.

Tem muitos livros que li e amei, e as vezes bate uma vontade de dar para outras mães, gestantes, amigas lerem e fico me sentindo intrometida, então decidi me aventurar postando dicas de livros sobre maternagem aqui no blog, só dicas mesmo porque não me sinto capaz de fazer uma crítica completa.

De cara vou falar do meu preferido: A maternidade e o encontro com a própria sombra da Laura Gutman. Esse livro mudou minha visão sobre maternidade, fiquei tão impressionada que li duas vezes seguidas (liga não mania de gente doida).

A Laura Gutaman é psicoterapeuta familiar, é argentina mas se formou na França. O livro inicia falando da teoria da sombra e da fusão emocional que existe entre mãe e filho. Para ela mãe e filho separam-se fisicamente no parto mas continuam fundidos emocionalmente, pois o bebê ainda não começou a desenvolver seu intelecto e por isso conserva suas capacidades intuitivas e emocionais, além de encontrar-se absolutamente conectado a mãe. Esse bebê vive como se fosse dele tudo que a mãe sente . Mais para frente ela explica a teoria da sombra que foi desenvolvida por Jung, de forma simples a sombra é constituída das partes desconhecidas de nossa psique, essa "sombra" existe em cada um de nós e é desenvolvida a partir da infância, nela estão as características, sentimentos, experiências que deixamos "embaixo do tapete".

Como as crianças são seres fusionais (repara que só por volta dos dois anos começam a se referirem a si como indivíduos separados, usando o eu, isso é meu, eu quero isso...) e estão em íntima fusão com a mãe (ou cuidador principal) elas conseguem sentir até o que negamos, e isso se reflete em seu comportamento e as vezes até em sua saúde.

Nessa perspectiva a autora fala sobre o parto, a lactação, a fusão mãe e bebê, a comunicação com as crianças, sono, desfralde, a maternidade e o trabalho e o papel do pai nisso tudo. O texto é fluido e agradável e ela exemplifica relatando casos de pacientes que acompanhou.

Para mim foi um divisor de águas pois pude perceber que muito do comportamento de Marina, estava ligado ao meu comportamento, e passei a respeitar muito mais cada necessidade dela e a cuidar melhor da "minha sombra" para que eu pudesse estar inteira e disponível para ela.

A Laura Gutaman tem uma fan page no facebook olha aqui! Ela tem muitos livros que eu tô doida para ler mas são difíceis de encontrar no Brasil, por enquanto me contento com os textos dela disponíveis lá.

Importante: Quero deixar claro que não estou ganhando nada para divulgar os livros, não tenho relação comercial com ninguém e nenhuma empresa. Só estou querendo partilhar as boas experiências literárias que tive, até porque a livraria tá cheia de livros sobre maternidade, mas achar livro bom não é assim tão fácil.



2 comentários:

  1. Oi, Sabrina.
    Eu tenho ouvido muito falar deste livro, mas não consigo achar em lugar nenhum.
    Vc teria alguma dica de onde posso achar ou alguém que possa me repassar ou qualquer coisa do tipo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hana,

      o meu eu comprei no site da livraria cultura porque não achei para vender na livrarias em Maceió, fiz a busca segue o link http://busca.livrariacultura.com.br/?termo=a%20maternidade%20e%20o%20encontro%20com%20a%20propria%20sombra.

      Na estante virtual também tem, lá as se consegue um preço melhor, dá uma olhada: http://www.estantevirtual.com.br/mod_perl/busca.cgi?alvo=autortitulo&pchave=Gutman%20Laura%20A%20Maternidade%20E%20O%20Encontro%20Com%20A%20Propria%20Sombra&nf=1

      Aconselho muito esse livro, o meu mesmo vive emprestado kkkkk. Agora mesmo foi passear em Minas Gerais, mandei por uma grande amiga que veio me visitar para a irmã dela que está grávida. Beijos.

      Excluir