segunda-feira, 3 de junho de 2013

A festa das cores: comemorando o primeiro aniversário da Marina.

Depois de um tempo ausente olha eu aqui, vim contar como foi a festa de um ano da minha pequena.

Eu sempre fui daquelas que diz que festa de 1 ano é besteira, que a criança não curte... mas foi Marina fazer oito meses que comecei a mudar de opinião, começou a bater uma vontade de comemorar, de fazer uma festa para ela.

A questão é que eu não queria uma festa enorme, dessas em buffet que parece parque de diversões, por dois motivos: 

1.Acho essas festas impessoais, elas ficam lindas é verdade, mas são todas iguais. Sabe aquele gostinho de festa feita pela família, com bolo da vó, doce enrolado pelos primos e tias, enfeite feito em casa? Bom, quem quiser pode me chamar de doida, mas acho essa parte uma das melhores da festa.

2. Não concordo (isso é ideologia pessoal) em gastar o valor de um carro popular (ou quase isso) em uma festa (qualquer uma).

Assim, munida de vontade e das lembranças agradáveis das minhas festas de infância iniciei os trabalhos :)

A primeira coisa quando estamos falando de um aniversário é a escolha do tema, como a festa de Marina foi de um ano, e sabendo que provavelmente essa vai ser a única que a escolha será minha comecei a procurar. Queria um tema que não estivesse atrelado à personagens, porque ela é pequena e não quero ficar estimulando o consumismo já tão cedo, além do mais vocês já tentaram comprar itens de aniversário neutros e de personagens? Pois é a diferença de preço em um simples pratinho é de mais de 100%, ou seja, acabamos pagando royalties desnecessariamente, porque isso é que encarece o produto.

Outra coisa que eu queria é que fosse um tema infantil, atrativo aos olhos de uma criança, não queria um mar de cor de rosa, porque Marina é menina e tem direito a todas as cores! Pesquisa daqui, pesquisa dali acabei me inspirando no tapete do quarto dela e o tema da festa foi CORES.

Escolhido o tema partimos para a decoração, convidados, seleção musical, cardápio....

Fiz a decoração toda em casa, contei com a ajuda da tia e madrinha Bel e do papai para fazer muita coisa, usamos papel crepom, lã, papelão e balões de festa. Olha ai como ficou:

Mesa do bolo:



O bolo - decidi fazer eu mesma, muita pretensão né? Mas fui lá e fiz - kkkkk. Optei por um bolo arco-ires, na verdade a surpresa do bolo é quando corta porque cada camada dele tem uma cor diferente. Fiz massa de pão de ló sem as gemas para ficar branquinha e para dar a cor pode usar corante alimentício ou natural, que também funciona bem pois fiz o teste e realmente dá cor (beterraba - vermelho, ovo - amarelo, cenoura - laranja, mirtilo - azul, framboesa - roxo, espinafre - verde).

Apanhei um bocado nesse bolo, até acertar a massa certa na quantidade certa para o tamanho da minha forma, depois a briga foi com a cobertura e o recheio, mas acabou tudo bem. O bolo foi meio que comunitário porque eu fiz a massa e o recheio (que foi de brigadeiro), Tia Cássia confeitou com chantili e Tibério (papai da Marina) fez os detalhes do arco-ires com confete. Vou dizer uma coisa, rimos muito com esse bolo, tiraram muito sarro da minha cara dizendo que não ia dar certo chamando de torre de Pizza e por ai vai, foi muito divertido de fazer.






 Comes e bebes - optei por um cardápio misto, com comidinhas tradicionais de aniversário e opções mais saudáveis. Encomendei alguns itens e fiz outros eu mesma. Dispus as comidas, bebidas e talheres em uma mesa de buffet e fiz estilo self service. Cada um ia lá pegava o que queria e na quantidade que queria, acabou sendo ótimo, deu liberdade aos convidados que ficaram bem a vontade.

No aniversário de Marina tinha:

Cupcake de cacau, de coco e de banana com passa (esse sem açúcar e sem leite porque era para os bebês) - todos feitos em casa;
Salada de fruta;
Brigadeiro e beijinho de coco;
Doce de banana caramelado;
Outros tês doces mais finos que eu encomendei (sei o nome deles não kkk)
Pão de queijo da vovó Graça;
Escondidinho de macaxeira (aipim) da vovó Luiza;
Coxinha e bolinho de bacalhau;
Canudinho e pastel;
Mini quiche de alho poró e de tomate seco;
Bolo.

Mesa das comidinhas (detalhe da decoração - nuvens de papelão e feltro feitos por mim e tia Bel, sombrinhas de frevo)


Mesa auxiliar com copos, pratos, guardanapos, talheres e bebidas (tinhas suco, refrigerante e água)


 Detalhe da mesa das comidinhas (Mini cataventos feitos por mim):







 Visão do salão de festas (fiz no salão do edifício que moro, então aluguei apenas as toalhas e cobre-manchas coloridos) Os centros de mesa eram baldinhos com balas sortidas, catavento e um balão com gás hélio mas infelizmente não tenho nenhuma foto)



A "Linha do tempo" com as fotos de Marina mês a mês:

As lembrancinhas: optei pela simplicidade, coloquei em sacos de papel e o detalhe ficou por conta do balão amarrado na alça. Para os bebês foi um quite banho: bucha de banho e bichinho. Para os maiores quite artes: massa de modelar, caderno de desenho, giz de cera, bolha de sabão e guloseimas. Para os adultos porta pen drive artesanal.
A diversão: coloquei alguns brinquedos de Marina para os bebês e contratei uma animadora de festa para brincar com os maiores, ela fez pintura, jogos e desenhos. Não queria palhaço nem personagens por achar que poderia assustar algumas crianças pequenas que estariam na festa.

A trilha musical foi mista, papai gravou um CD com Palavra Cantanda, Adriana Partimpim, Arcade Noé, Vila Sésamo, Galinha Pintadinha... colocamos no início da festa, mas depois que começou a animadora de festa a coisa saiu do controle e rolaram umas musiquinhas que eu não escolhi, mas sem drama as crianças gostaram é o que importa.

Por fim fiquei feliz com a festa porque apesar do trabalho proporcionou momentos gostosos, principalmente com a ajuda do Papai de Marina, Tias Cássia e Bel que trabalharam para caramba, sem esquecer nos vovôs João e Epitácio que ajudaram a encher os balões, as Vovós Graça e Luiza que fizeram seus quitutes, a Tia Su que cuidou de Marina enquanto eu trabalhava na decoração e ainda ajudou na decoração e no look da mamãe aqui. Ainda contei com Tio Rodrigo, Erique e Clarinha que ajudaram no dia da festa. Fio bom demais, família unida, todo mundo ajudando a fazer a festa de minha pitoquinha, obrigada a todos.


3 comentários:

  1. Oi Sabrina, vc salvou o aniversário d meu filho! Eu pensava numa festa nesse tema e tenho as mesmas ideologias que vc citou. Mas sou muito sem jeito pra organizar festas, (nunca nem tive festa de aniversário!). Mas vou copiar e colar a sua. Posso? rsrsr. Mas claro que vou fazer adaptações, vai ser uma inspiração pra mim. Adorei e parabéns, pra vc e pra sua moça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :) e fique a vontade, a ideia e partilhar mesmo. Sucesso no aniversário de seu rapazinho, beijos.

      Excluir
  2. ola, obrigada por servir de inspiração... penso uma festa simples e linda para o meu filhão também!

    ResponderExcluir