terça-feira, 11 de junho de 2013

De que vamos brincar hoje? Descobrindo texturas.

Dia desses observando Marina brincar percebi o quanto a relação que nossas crianças tem com os brinquedos está modificada, já explico. Ela recentemente fez 1 ano e ganhou muitos brinquedos, como ela já tinha uma certa quantidade acabou ficando com uma quantidade bastante razoável de brinquedos para uma criança de sua idade.

Como acho que criança tem é que brincar, deixei todos os brinquedos disponíveis para ela (no chão do quarto), porém notei duas coisas: 1. Ela fica pouco tempo em cada brinquedo, na verdade gosta é de desarrumar tudo; 2. A maior parte dos brinquedos fazem tudo por ela, basta apertar um botão e tudo feito.

Não achei isso muito legal, queria que ela interagisse melhor, explorasse, experimentasse, foi daí que tomei algumas resoluções, a primeira foi separar os brinquedos por tipo e idade, gaudar os que ela ainda não tem interesse e os outros deixar disponíveis, porém não deixar uma quantidade muito grande a sua disposição, deixo uns 5 brinquedos e vou trocando a cada três ou quatro dias. Isso faz com que ela explore melhor cada brinquedo, e sempre tenha uma "novidade" para brincar. Também estou separando os que ela não usa mais ou os que tem em excesso, alguns vão ser repassados para a prima e outros serão doados.

Quanto aos brinquedos "modernos" não tem muito o que fazer, eles são bonitos, cheios de luzes e tal, mas tem dois defeitos, fazem tudo pela criança e são de plástico, ou seja, sempre a mesma textura, muito estímulo visual e sonoro e pouco estímulo cognitivo...então, nesse caso acho que vou começar a ser mais seletiva ao comprar algo, pois até então nunca tinha pensado muito a respeito...

Outra coisa que aprendi com minha pequena é que criança gosta de brincar e não necessariamente de um monte de brinquedo, principalmente na idade dela. Assim nossa presença e a brincadeira em si importam mais do que ter vários brinquedos novos, de forma que estou tentando realizar brincadeiras com Marina diariamente, meus objetivos são fortalecer ainda mais nosso vínculo, ajudá-la a desenvolver autonomia, treinar motricidade, estimular imaginação, gosto musical, tato, cognição e principalmente proporcionar para ela momentos lúdicos e divertidos. 

São brincadeiras simples, muitas atividades bacanas que venho pesquisando ou que aprendo com outras mães do Grupo Montessori para mamães. Então, vamos a brincadeira de hoje:

A brincadeira foi sensorial, forrei uma toalha na sala e coloquei a disposição dela vários potes contendo elementos diferentes para que ela manipulasse a vontade, tinha: feijão, arroz, farinha de trigo, uva, erva doce, macarrão parafuso, castanha de caju e algodão. Foi muito legal ver, ela pegava cada pote metia a mão, mexia, mexia, depois jogava um pouco, experimentava, chairava e só depois passava para o próximo, assim foi até chegar no último. Fez a maior meleca, mas experimentou cores, texturas, sabores e odores diferentes, por exemplo, ela jogou o feijão sobre a toalha e não fez barulho, logo depois jogou no piso da sala e percebeu que fez barulho, então ficou curiosa, voltou a jogar feijão na toalha, e depois no piso (refez o experimento, é ou não uma cientista kkkk) foi legal demais de ver a alegria dela.

Ficou a maior bagunça que tratei de arrumar quando ela foi dar seu cochilo matinal, mas o saldo foi positivo, ela se divertiu muito, eu também (vendo sua alegria), além disso teve a oportunidade de treinar o movimento de pinça ao manipular pequenos objetos e passa-los de uma vasilha para a outra, coordenação motora fina, olfato, tato e paladar. Depois de tudo isso, ela tava com farinha de trigo em todo canto, foi direto tomar banho, toda satisfeita. Então fica a dica, essa é uma brincadeira fácil, barata e muito divertida, além de ser um estímulo bem bacana para os pequenos.





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