segunda-feira, 1 de abril de 2013

Natação para bebês.

Desde os sete meses Marina faz natação, sei que ela é só um bebê e não tenho pretensão de que seja uma atleta. Mas as estatísticas de afogamento em bebês sempre me assustaram, além do mais a natação é uma atividade física ótima e divertida.

Fui atrás de informações e descobri que aqui em Maceió-AL exitem duas academias que dão aulas de natação para bebês, optei pela que oferecia o método Gustavo Borges.

Esse método separa os alunos pela idade e nível de aprendizagem, no caso Marina está na turma Bebê I turminha muito fofa com bebês de 6 a 24 meses. É claro que nessa idade os bebês entram na água acompanhados da mamãe ou papai, a professora, na verdade guia os exercícios que são sempre acompanhados de uma música ou brincadeira associada para que assim o bebê possa saber o que está por vir, ir se acostumando e assim sentir-se seguro em relação a piscina e a aula.

Com a idade de Marina o foco é aclimatá-la ao ambiente aquático e promover a interação com os pais, além disso são estimulados os reflexos e o tônus muscular do bebê. A partir dos 12 meses o bebê começa a ser mais ativo, pois melhora sua consciência corporal e interage melhor com o meio, consegue se movimentar melhor e já se aplica o bloqueio respiratório.

Minha experiência com Marina nesse aspecto é que ela progrediu e muito, bate perninhas e bracinhos bem coordenada, segura na barra sozinha e "mergulha" muito bem, mas o melhor de tudo é que ela dá gritinhos de felicidade, gargalhada e bate palma a aula toda, é uma alegria só, dá gosto de ver.

Alguns cuidados ao escolher uma natação para seu bebê devem ser levados em conta, o primeiro e a liberação por parte do pediatra, segundo procure uma academia que tenha um método definido, converse com o responsável, peça para que te expliquem. Uma piscina coberta e aquecida também é fundamental. Quanto ao cloro, a preferência deve ser sempre por piscinas com água salinizada ou ionizada, porém aqui em Maceió as duas academias tem piscinas cloradas mesmo.

Aulinha de natação, uma farra!

Outra coisa fundamental é levar o bebê para uma aula experimental para ver como é a adaptação, e o mais importante, na minha modesta opinião é não forçar nada, se tá chorando, tá cansado, não quer ir para o braço da professora? Não force, afinal a natação deve ser agradável e não uma obrigação para uma criaturinha tão pequena. Com Marina foi assim, no começo ela era um pouco arisca, quando não queria eu saia e pronto, hoje ela ama a natação tenho até pena quando perdemos uma aula.

E por último, sabe aquele medo de afogamento? Pois é, ele não pode sumir só porque seu bebê faz natação, até porque não vai aprender a nadar propriamente nessa idade, o que ele vai é se assustar menos em um ambiente aquático, além de conseguir fazer pequenos bloqueios respiratórios e se segurar na borda ou em algum objeto quando tiver mais idade (a partir de uns 18 ou 24 meses). Assim a melhor prevenção é nunca deixar criança sozinha em piscinas, rios ou mar, ficar sempre pertinho é a melhor solução.






4 comentários:

  1. Oi, estava procurando lugares que tenham natação para bebês em Maceió e encontrei o seu blog. Você pode me dizer quais são os dois locais que você se referiu na postagem? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa, Marina fez natação de 7 meses a 1 anos e 7 meses na Aquativ que fica na Abdon Arrouxelas na Ponta Verde, mas sei que na gruta tem Aquativ também.

      Hj ela faz natação na escola por conta de minha falta de tempo em levá-la no outro turno, mas a natação de lá é muito boa mesmo, além dapiscina ser coberta e aquecida.

      Excluir
  2. Só uma pequena correção. O nome da academia é Acquativ. Otimo blog. Obg.

    ResponderExcluir
  3. Só uma pequena correção. O nome da academia é Acquativ. Otimo blog. Obg.

    ResponderExcluir