domingo, 24 de março de 2013

E com vocês: O livro da maternagem.


Faz tempo que estou querendo falar desse livro aqui no blog, mas a vida tá corrida, corrida demais e eu só queria fazer o post depois que tivesse lido o livro todo, enfim ... hoje terminei :)

Para falar do livro primeiro tenho que falar da comunidade "Pediatria Radical" que nasceu no Orkut e agora também está no Facebook, e tem como mãe a Pediatra Thelma Barnadete ou Dra Relva como é mais conhecida. Segue um trechinho que retirei do livro, ele explica bem o que é essa comunidade:

"Pediatria Radical é uma comunidade voltada para mães, pais e cuidadores, feita pela troca de experiência de uns com os outros e de todos com as moderadoras, num ambiente facilitador, que resulta em aprendizado mútuo e dinâmico"

E é bem isso mesmo! Eu não fiz parte da comunidade original, pois na época nem pensava em ser mãe, mas acompanho a página do facebook e já entrei nos arquivos disponíveis do orkut, é muito rico, muito esclarecedor com textos ótimos. E por isso mesmo quando soube do livro corri para o nootbook e encomendei o meu, fiquei toda feliz e pimpona quando chegou pelos correios kkkk.

Passei o último mês lendo, aos pouquinhos, me deliciando como criança que não quer terminar logo a sobremesa. O livro tem textos de vários autores e foi organizado pela Dra Relva,segue a lista de alguns dos temas tratados:

- Gravidez e parto;
-Amamentação;
- Colo, embalo, acalanto;
- Cuidados com a criança;
- Alimentação da criança;
- Hora da escola;
- Mães, pais e filhos;
- Fantasia e realidade;
- Obesidade infantojuvenil;
- Papel social da pediatria;
- Sexo e infância.

O livro tem textos muito bons, curtos e diretos que são organizados segundo o tema do capítulo que fazem parte. Pessoalmente, acho que esse livro é um marco, pois passa por temas que até então eram um pouco esquecidos por livros do gênero. Vale a pena a aquisição, pois além do conteúdo ser muito bom a forma como aborda a questão da maternidade se aproxima muito mais com o estilo de maternagem com que me identifico.









Nenhum comentário:

Postar um comentário