sexta-feira, 15 de março de 2013

Dica de Móbile Montessori para fazer em casa.


Os móbiles disponíveis no mercado são lindos, mas pouco funcionais para recém nascidos, pois bebês ao nascer são funcionalmente cegos, gradativamente seu olhar se estabelece e progressivamente se aprimora. Inicialmente os bebês apresentam preferências por contornos pronunciados, com forte contraste claro-escuro e ricos em detalhes. 

Nessa fase os móbiles devem oferecer contraste, por isso, é preferível que sejam em preto e branco. Além disso devem fornecer um ponto de foco (um ponto de destaque para o bebê fixar o olhar), isso para ajudar a desenvolver o foco visual e o tempo de atenção do recém nascido.

Como já falei recentemente fui tia mais uma vez,  e como estou meio que mergulhada na pedagogia montessori, procurando sempre novidades para Marina fui buscar informações sobre os móbiles de inspiração montessoriana. Acabei achando o móbile Munari, projetado pelo arquiteto italiano Bruno Munari e que tem tutorial disponível na internet aquiEsse móbile é branco e preto, composto por figuras geométricas e uma esfera transparente. Ele deve ser pendurado a uns 8-10 centímetro da cabeça do bebê.

Fiz com cartolina, encapei com papel contact, meu grande desafio foi achar a tal esfera... o jeito foi improvisar com uma bolinha dessas de lembrança de aniversário.




Tive alguma dificuldade com o tamanho e disposição das peças, porque se ficar errado, o móbile não fica equilibrado. Como eu não tenho lá muito talento (só boa vontade mesmo) penei um pouquinho. O que me ajudou bastante foi esse site aqui ele tem o tutorial com as medidas detalhadas (tá em francês, mas tá bem passo a passo explicadinho mesmo, dá para entender).

Olha ai a imagem que peguei do site: http://www.lecoinmontessori.com (o link tá acima):



Olha como fica o móbile:



Outra opção é procurar figuras preto e brancas, imprimir e colar em cartolina. Dá para fazer um móbile adequado para seu RN, fica bom também, olha ai uma ideia que peguei, não ficou lindo!



Por fim compartilho um vídeo do youtube de um bebê interagindo com seus móbiles (ele já é maiorzinho e aparece com dois móbiles diferentes, o Munari e os Octaedos que são indicados para bebê um pouco maiores) olha que bebê mais fofo, é o Theo. Tomei a liberdade de pegar o vídeo do youtube porque não resisti ele é cuti cuti demais! Mas se a mamãe do Theo não gostar é só entrar em contato comigo que eu retiro.


2 comentários: