quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

E com vocês os saltos de desenvolvimento...

Esse post era para ser sobre o natal, mas o tempo passou, fiquei sem tempo para escrever, e acabou virando post de ano novo :)

Estou viajando com Marina na casa das avós, e a mudança de rotina veio junto com o nascimento do segundo dente e um salto de desenvolvimento, resultado: bebê só quer colo e mamãe só que cama rsrsrs.

Agora falando sério, ela realmente está passando por um salto de desenvolvimento, tem informações boas sobre esse fenômeno aqui nesse artigo da Andréa Mortensen, vale a pena ler. Mas resumindo é sabido que os bebês não se desenvolvem em um ritmo constante e sim irregular, então existem períodos chamados saltos de desenvolvimento que acontecem quando o bebê está adquirindo novas habilidades (segurar a cabecinha, sentar, balbuciar... etc). Para que isso ocorra seu cérebro precisa se "remodelar", novas sinapses vão se formando e isso geralmente leva o bebê a ficar mais inquieto, as vezes choroso, altera seu padrão de sono, pode querer mamar mais, solicita mais a mãe entre outras coisas.

E é incrível como isso acontece, sempre depois de uma noite punk, com váaaaaaaaaaaarias acordadas, chorinho e muito (mas muito mesmo) mamarzinho na mamãe aqui ela me aparece com uma novidade. Tá que tá, uma graça, sentando com mais equilíbrio, balbuciando para caramba - papapa - dando gritinhos e mais gritinhos. Também consegue se entreter mais com os brinquedos, pega, para olha, mexe, coloca na boca, depois pega outro e assim vai. A alimentação é um capítulo a parte, ela simplesmente se nega a comer frutinhas amassadas, quer inteiras e na mão dela, o copo também, prefere os normais, nem pensar mamadeira, é mole? É isso ai, pelas minha contas  faltam ainda uns 5 saltos de desenvolvimento, vamos lá :)

Os saltos de desenvolvimento geralmente ocorrem nos seguintes períodos:

- 1 mês (5 semanas);
- 2 meses (8 semanas);
-  Quase 3 meses (12 semanas);
- 4 meses e meio (19 semanas);
- 6 meses (26 semanas);
- 7 meses (30 semanas) - estamos nesse aqui!
- 8 meses e meio (37 semanas);
- Quase 11 meses (46 semanas);
- Quase 13 meses (55 semanas);
- Quase 15 meses (64 semanas);
- 17 meses (75 semanas).


Só mais uma coisinha, apesar do "trabalho" teoricamente aumentar nessas fases conhecer e saber da importância de cada um desses saltos tornou (para essa que vos escreve) esses momentos alegres, pois eles são necessários para o desenvolvimento de minha filha, assim, encaro tudo com animação pois é sinal que ela tá crescendo saudável. Já as noites insones planejo tirar todo o atraso lá para 2016 na copa, quem sabe :)









Nenhum comentário:

Postar um comentário