sábado, 26 de janeiro de 2013

A caixa de tesouros de Marina

Com Marina crescendo tenho buscado atividades lúdicas adequadas para a sua idade que possam entretê-la e de quebra ajudem no seu desenvolvimento. Tenho lido bastante sobre pedagogia, brincadeiras e duas metodologias me chamaram atenção a Waldorf e a Montessori. 

No meio das minhas leituras vi que para bebês da idade de Marina, segundo Montessori, se aplica a educação sensorial, ou seja, estimular o uso dos sentidos isso por meio de objetos e atividades. Um dos pré-supostos do método de Montessori é desenvolver a autonomia da criança por isso os brinquedos e ambiente em que ela está devem ser adequados as suas necessidades, do tamanho que consigam manipular com facilidade por exemplo.

Daí me deparei com algumas idéias, uma que está fazendo sucesso aqui em casa é a Caixa de Tesouros, ela é bem simples, consiste em uma caixa de papelão devidamente encapada e com três furos de tamanhos diferentes em cima e aberturas maiores dos lados. 

Nossa caixa vista por cima:

De lado:


Com os furos de lado (ela prefere assim)



A nossa caixa eu encapei com papel plástico para Marina poder babar a vontade rsrsrs.

Essa brincadeira estimula muito a curiosidade do bebê que vai mexer para ver o que tem dentro, seu equilíbrio, destreza e coordenação motora também. Hoje olhando Marina brincar vi como ela tentava fazer um brinquedo enorme passar pelo buraco menor e quando não conseguiu se irritou, tentou, choromingou e por fim conseguiu passar o brinquedo pelo buraco maior, eu lógico fiquei toda boba com essa pequena grande conquista de minha Marina.


Um comentário: