quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Adaptações de um quartinho Montessoriano

Marina tá crescendo, ficando cada vez mais ativa e independente, e acho que muito disso se deve a forma com que conduzimos a educação dela, sempre estimulando que faça as coisas por si mesma e adaptando os ambientes para que ela possa ter maior autonomia.

Dessa forma seu quanto passa por constantes transformações, são coisas simples e baratas que tem feito a diferença por aqui, então seguem algumas dicas práticas.
1. Estímulo a Autonomia.

O berço - faz tempo que ele não é usado da forma tradicional. Passou um tempão sem uma das grades laterais, acoplado a minha cama. Mas Marina e nem nós já não estávamos mais dormindo bem assim, de forma que voltei o berço para o quarto dela, mas adaptamos.

O pai dela foi na marcenaria e pediu para cortar as pernas, depois foi só remontar o berço diretamente no chão olhai ai como ficou. O legal é que tem perigo zero dela cair além de permitir sua autonomia de entrar e sair quando bem quiser. E como ficou baixinho, a noite quando coloco um colchão de solteiro do lado, tanto serve para dar maior segurança quanto para abrigar uma mãe cansada que vai atender as necessidades noturnas da filha rsrsrs.


Conseguir ela mesma ter acesso a algumas peças de vestuário e brinquedos, assim dispus na gaveta de baixo sapatos e sandálias e algumas peças que ela tem interesse, assim tira e coloca quando quer.


Acesso facilitado aos brinquedos, coloco assim mesmo no chão, agrupo por categoria, esses daí ficam do lado do berço e são brinquedos de encaixe e instrumentos musicais. Uma dica legal é fazer rodízio, então deixo dois ou três de cada categoria e depois vou trocando.



Mesinha para ela brincar, pintar, riscar... adquirida recentemente, é bem baixinha e ela tem total liberdade de uso. Outra coisa são os lápis de cera e de madeira, eles ficam em cima da mesa em porta lápis que confeccionei junto com ela.


2) Construção da auto imagem e autoestima.

Já tínhamos aderido ao espelho, com ela andando muito bem e obrigada a muitos meses, retiramos a barra de apoio e mantivemos o espelho.

Outra coisa legal é colocar quadros e figuras na altura da criança, assim usei uma moldura (dessas baratas mesmo que vendem em supermercado com fotos de flores) e colei nela as fotos reaproveitadas do painel do aniversário de um ano. Colamos na altura dela, olha como ficou.


Visão do espelho do quadro.
O quadro visto de frente, em baixo a caixa de tesouros toda detonada rsrsrss.
3) Senso de Organização.

Essa é difícil, porque ela é um bebê  e bagunça para caramba! Mas tento manter os itens agregados de acordo com o tipo ou uso, por exemplo no balde amarelo ficam instrumentos musicais, nos nichos ficam livrinhos e fantoches e por ai vai.
Detalhe do nicho contendo livrinhos.

Os instrumentos musicais.

Ainda faltam algumas coisas, estou planejando organizar um cantinho da leitura, porque os livrinhos dela ou ficam no nicho ou em cima da caixa de tesouros, não estão em um local único, mas ainda estou estudando como fazer de forma que fique acessível a ela e com poucos recursos financeiros rsrsrs.

5 comentários:

  1. Sabrina essa mesinha que você comprou é mais baixa do que as mesinhas infantis comuns? encontrei esse modelinho de banqueta aqui onde moro, mas achar uma mesa que dê pra altura das banquetas está difícil, as mesas infantis ficam muito altas pra ela.Se puder me indique um site para adquirir a mesa, obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sarah, desculpe a demora em responder. É uma mesa mais baixinha sim, na verdade eu comprei essa mesinha em uma loja de brinquedos no centro comercial de Maceió -AL, era uma loja dessas bem simples dessas com produtos diversos (brinquedos, para o lar, cama e mesa... etc).

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Estou adorando o blog! Já li bastante sobre o quarto montessoriano e amo a idéia de autonomia para os pequenos em um ambiente que é feito para os pequenos. Te admiro muito como professora e agora mais ainda como mãe! Parabéns pelo blog e por sua princesa linda

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada Rozilaine :) autonomia é muito bom, vc vai ver, aos poucos eles vão descobrindo o mundo e é lindo de ver.

    ResponderExcluir