domingo, 22 de setembro de 2013

Educando com amor: o que a Bíblia pode nos ensinar?



Não é novidade nenhuma que sou adepta da disciplina positiva, sem qualquer tipo de violência, seja física ou psicologia, então aqui em casa não há lugar nem para uma palmada.


Porém me incomoda bastante ver que muitas pessoas utilizam da Bíblia para justificar a violência contra as crianças, o caso é tão sério que três mortes de crianças já foram ligadas a castigos físicos estimulados pelo livro do Pastor Pearl que ensina como "educar" usando a vara da Bíblia (link para a noticia).
Apesar de não ser a mais religiosa das mulheres sempre entendi que o Cristianismo prega o amor ao próximo, o respeito aos irmãos, a vida, logo, não haveria lugar para qualquer tipo de violência.

Desde que participo do Grupo Bater em Criança é Covardia venho aprendendo enormemente, e entre meus aprendizados fui apresentada a esse texto, que para mim foi esclarecedor,  aqui o link do arquivo original que está em inglês. Esse texto é especialmente importante porque explica sobre as orientações Bíblicas quanto a educação dos filhos, o autor faz isso, por meio de um estudo da tradução da palavra "Shebet" do hebraico, que é traduzida como "vara" e usada justamente nos versículos citados pelos defensores da violência física como forma de educar. No grupo já havia uma parte do texto traduzida pela Gi Brigato, então decidi traduzir o resto do texto, fui traduzindo e conferindo tudo na Bíblia. Segue a tradução, espero que gostem:


Um exame atento sobre as Escrituras: "vara " em Provérbios.

A que Escrituras que estamos nos referindo quando falamos do termo "vara " ?

Provérbios 13:24 Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga .
Provérbios 22:15 A estultícia (tolice) está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dele.
Provérbios 23:13 Não retires da criança a disciplina, pois, se a afugentares com a vara não morrerá.
Provperbios 23:14 Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno .
Provérbios 29:15 A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si efetua vergonha à sua mãe .
 

A palavra " vara " é shebet em hebraico. Há 31 outras Escrituras usando esta palavra, traduzida como "vara". Estes versos serão agrupadas em categorias de acordo com a forma como a palavra "vara" (traduzido do "shebet") é usado.


A vara de um pastor de ovelhas seja como instrumento ou ferramenta

Levítico 27:32 Quanto a todo dízimo do gado ou do rebanho , mesmo de tudo o que passar debaixo da vara, esse dízimo será santo ao Senhor .
Salmos 23:04 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo , a tua vara e o teu cajado me consolam .
Salmos 02:09 Tu os quebrarás com uma vara de ferro ; tu traço -los em pedaços como um vaso de oleiro Isaías 28:27 Porque a nigela não se trilha com instrumento de trilhar, nem é roda de carro sobre o cominho, mas a nigela é debulhada com uma vara, e o cominho com um pau .

Simbolizando patrimônio de Deus ( desdobramento )

Salmo 74:2 Lembre- te da tua congregação , que tu compraste desde a antiguidade , mas a vara da tua herança, que remiste do monte Sião , em que tens habitado .
Jeremias 10:16 A porção de Jacó não é como eles, porque ele é o que forma todas as coisas, e Israel é a vara da sua herança : O Senhor dos exércitos é o seu nome .
Jeremias 51:19 A porção de Jacó não é como eles , porque ele é o que forma todas as coisas , e Israel é a vara da sua herança : SENHOR dos Exércitos é o seu nome .

Simbolizando a autoridade do mau


Salmos 125:3 Porque o cetro da impiedade não repousará sobre a sorte dos justos, para que os justos não estendam as suas mãos para cometer a iniquidade .
Provérbios 22:08 Aquele que semeia a iniquidade colherá vaidade e a vara da sua indignação falhará .

A vara para ser usado em uma FOOL ( FOOL significa tolo, estúpido ou idiota )

Provérbios 10:13 Nos lábios do Aquele que tem entendimento sabedoria é encontrado , mas a vara é para as costas do que é falto de entendimento .
Provérbios 26:3 O açoite é para o cavalo, o freio para o jumento , e a vara para as costas dos tolos .

Simbolizando o homem é autoridade

II Samuel 07:14 Eu serei seu pai, e ele será meu filho . Se vier a transgredir , castigá -lo com vara de homens , e com açoites de filhos de homens;
Ezequiel 19:11 E tinha uma vara forte para cetro de governador nu , e sua estatura era exaltado entre os espessos ramos , e foi vista na sua altura com a multidão dos seus ramos .
Ezequiel 19:14 E fogo saiu de uma vara dos seus ramos, que devorou ​​o seu fruto, para que ela não tem vara forte para servir de cetro para governar . Esta é uma lamentação, e serão para a lamentação.

Simbolizando a autoridade de Deus



Jó 9:34 Tire ele a sua vara de cima de mim, e não deixe que o medo me aterroriza: 21:09 Trabalho . Suas casas estão a salvo de medo, não é a vara de Deus sobre eles 
Salmo 89:32 Então vai visitarei a sua transgressão com a vara, e a sua iniquidade com açoites.  
Isaías 10:5 Ai da Assíria, a vara da minha ira, e os funcionários em sua mão é a minha indignação. 
Isaías 10:15 á o machado gloriar-se contra o que corta com ele? ou deve-se ampliar a serra contra o que faz tremer isso? como se a vara deve agitar-se contra os que levantá-la, ou como se a equipe deve levantar-se, como se não fosse de madeira. 
Isaías 11:4 Mas com justiça julgará os pobres, e decidirá com equidade para a mansos da terra, e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio. 
Lamentações 3:01 Eu sou o homem que viu a aflição pela vara do seu furor.  
Miquéias 7:14 Apascenta o teu povo com a tua vara, o rebanho da tua herança, que habita a sós no bosque, no meio do Carmelo; apascentem-se em Basã e Gileade, como nos dias antigos.  
Ezequiel 20:37 E vos farei passar debaixo da vara, e vos farei entrar no vínculo da aliança:  
Ezequiel 21:10 está afiada para fazer um abate ferida, que é polida que pode brilhar: devemos então fazer a alegria? ele contemneth a vara de meu filho, como todas as árvores. 
 Ezequiel 21:13 Porque é um julgamento, e que se a menosprezar a espada até a vara? ela não será mais, diz o Senhor DEUS.

Simbolizando a autoridade de uma nação


Isaías 09:04 Porque tu quebraste o jugo da sua carga , eo bordão do seu ombro , o cetro do seu opressor , como no dia de Madiã .
Isaías 14:29 Regozijai-vos não tu, toda a Filístia , porque a vara que te feria; está quebrado : porque da raiz da cobra sairá um basilisco, eo seu fruto será uma serpente voadora.
Isaías 30:31 Porque com a voz do Senhor a Assíria ser abatido , a qual feriu com a vara.
Miquéias 5:01 Agora , ajunta-te em tropas , ó filha de tropas : ele tem colocado cerco contra nós : ferirão o juiz de Israel com a vara no queixo .


Agora vimos todos os 36 locais onde a palavra "vara" aparece na KJV (O KJV é o dicionário de hebraico que o autor usou para sua pesquisa), assim, vamos examinar o uso desta palavra . Existem poucos lugares que " shebet " refere-se a uma haste literal que tem relação a bater em alguém . São eles:

a) Êxodo 21:20 E se alguém ferir a seu servo ou a sua serva , com pau, e este morrer debaixo da sua mão, certamente será castigado.
----------------------------------------
A referência da escritura Êxodo nos mostra que haverá punição caso o patrão ou senhor use essa haste (Vara) ​​em um empregado doméstico ou servo o levando a morte.
-----------------------------------
B) II Samuel 07:14 Eu serei seu pai, e ele será meu filho. Se vier a transgredir, castigá-lo com vara de homens, e com açoites de filhos de homens;
--------------------------------------
 

Quando vemos o uso da vara em tolos, isso seria adultos que são " loucos", porque eles estão crescidos e ainda não tem auto-controle. Seria comparável a um criminoso apanhar. Esse não é o caso de uma criança. Vemos exemplos de criminosos sendo espancados na Escritura.

Não há exemplos de crianças sendo espancadas com um bastão .

Nós vemos na maioria dos outros casos, que a palavra " vara " é usada para simbolizar a autoridade de Deus, ou a autoridade de uma nação.

Lendo as passagens de Provérbios em que encontra o termo " shebet ", você vai ver que sempre poderá substituir a palavra "vara" por "autoridade". Se a " vara ", pode estar se referindo à autoridade de Deus ou autoridade de uma nação em alguns dos versículos acima , então ele está se referindo a autoridade de um pai nos seguintes versículos:


------------------------------------
Provérbios 23:13 Não retires da criança a disciplina, pois se a fustigares com a vara não morrerá.
Provérbios 23:14 Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno .
----------------------------------

Nos versículos anteriores, vemos que ele não morrerá com esta vara . No entanto, em Êxodo, vimos que um homem poderia causar a morte de alguém com um shebet literal. Se as Escrituras estavam falando sobre uma haste literal aqui, seria uma contradição, pois diz que ele não morrerá. Você não pode matar alguém com a sua autoridade. Pode sim impressiona-los com sua autoridade, usando seu poder de disciplina (ensinar , discípulo , educar , instruir ) para orientá-los. Assim eu entendo que a interpretação deste versículo é figurativa.

Se esta passagem estivesse se referindo a uma surra literal, nesse contexto, ele teria que estar falando sobre uma criança crescida . Os versículos antes e depois são escritos por um pai falando com seu filho crescido, ou quase adulto. No entanto, você ainda tem o problema da contradição, nesse caso um "shebet"  literal (uma haste) pode fazer com que alguém morra, o que não é o caso aqui.

Outra observação que vale a pena mencionar é a palavra filho usada em todas as vezes que aparece a palavra "vara" nas Escrituras em Provérbios. A palavra usada para filho é " na'ar ". Este termo significa o seguinte: um menino, rapaz, servo , a juventude , o retentor
a. menino, rapaz, juventude
b . servo , o retentor

Concretamente um menino (como ativa), da infância para a adolescência; por implicação um servo ; também (por troca de sexo), uma menina ( de mesma idade do emnino).

A KJV traduz "na'ar" da seguinte forma: homem jovem 76, servo 54, criança 44,   rapaz  33 , jovem 15, crianças 7,  juventude 6, babê 1 , meninos 1.

Isto significa que estamos falando de meninos na maioria das vezes quando vemos esta palavra (uma vez que um rapaz seria um homem) aqui e, geralmente homens jovens.

Portanto, * se * se entende estas Escrituras no sentido literal em relação a punição, possivelmente, só se aplicam aos pais espancando seus filhos que são mais velhos (a partir da adolescência até o início da juventude - cerca de 20 anos) . Porém os cristãos "especialistas" em disciplina não mencionam isso. No entanto, se você estiver interpretando as Escrituras literalmente, esta teria que ser a explicação. Autores cristãos dizem que você deve parar de bater (castigar fisicamente seu filho) por volta dos 12 ou 13, ainda de acordo com esta passagem da Escritura, nem sequer se começa a usar o castigo físico até então. Assim, vemos que as Escrituras, se tomado literalmente, estariam se referindo a esta forma de punição como um último recurso para salvar a criança (que foi, possivelmente, um menino só ) do inferno.

Muitos cristãos têm se detido a esses cinco versículos e se desligado de toda uma filosofia de educação infantil neles! Os pais são orientados a usar punição física como uma forma primária de punição ( o que os especialistas chamam de disciplina ). Alguns usam a expressão "castigo" e "disciplina" de forma intercambiável quando querem dizer duas coisas completamente diferentes . Essas pessoas estão baseando sua teologia em nada mais do que as tradições dos homens!

Além disso, é-nos dito em Deuteronômio 21:18-21.

18 Se um homem tiver um filho contumaz e rebelde , que não obedeça à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, ainda castigado, não lhes dá ouvidos,
19Seu pai e sua mãe o pegarão, e o levarão aos anciãos da sua cidade, à sua porta,
20 e lhes dirão: Este nosso filho é rebelde e contumaz , não dá ouvidos à nossa voz, é dissoluto e beberrão .
21 E todos os homens da sua cidade o apedrejarão até que morra: assim tirarás o mal do meio de ti; todo o Israel ouvirá e temerá.

Assim, os pais são informados a primeiro a falar com o seu filho (ele não ouviu a sua voz ) . Então, eles são instruídos a castiguem. Parece que eles deveriam instruir primeiro e então corrigi-lo. Então, se isso não funcionar, ele deve ser apedrejado.

Se não apedrejamos mais, então por que nós assumimos que devemos usar espancamentos físicos para trazer arrependimento? Não devemos fazer algumas crianças de exemplo e apedrejá-las também?
 

Jesus foi gentil com as crianças . Ele é um pastor de ovelhas . O pastor usa a vara para guiar as ovelhas , não para vencê-las ! Salmo 23 usa " shebet " para descrever a "vara " do pastor.

As pessoas me dizem que o pastor usaria sua "vara " para quebrar as pernas de uma ovelha perdida dessa forma consegue mantê-la próxima, pois temerá ir embora e se machucar, por isso esta é a prova de como devemos punir fisicamente os nossos filhos. No entanto, eu acho que isso só prova que devemos tentar manter o coração dos nossos filhos e mantê-los no caminho certo, rezando a Deus para lhes proteger.

Deus é o grande pastor e vai trabalhar na sua vida de uma maneira muito mais eficaz do que eu posso. Se ele escolher permitir que ocorra algum tipo de circunstância ou situação ("para quebrar as pernas") em sua vida, para dobrá-los, então que assim seja! Ele é muito mais forte do que eu. As "pernas" de nossas crianças podem ser quebrados por consequências naturais ou espirituais e logicamente isso é muito mais eficaz do que a dor física provocada pelo homem.

Um adendo, dois anos depois : Houve um tempo em que eu estava duvidando de minha decisão de parar de espancar e duvidando de que Deus havia me mostrado aqui. Afinal, é difícil ser um " pária " em alguns círculos cristãos quando suas crenças diferem dos outros. Contudo, Deus me enviou uma maravilhosa mulher cristã que tem educado os seus três filhos de acordo com esta interpretação das Escrituras. Ela leu este estudo e, em seguida, procurou o número do meu telefone e me ligou de longa distância para falar por 5 horas. Ela confirmou quase literalmente a partir de suas próprias 13 páginas de notas o que Deus havia me mostrado e me disse que Deus havia lhe dado as informações 25 anos antes . Ela tinha o hebraico verificado por três rabinos que confirmaram esta interpretação de " shebet ". Obrigado, Senhor, por enviar essa mulher piedosa para confirmar o que seu Espírito já tinha revelado.


Esse texto traz uma reflexão excelente, lendo mais a Bíblia encontrei outros versículos que me fizeram acreditar ainda mais que a quando fala de educação dos filhos, fala de educar, dar exemplo, acompanhar a vida do filho.

Também é bom ressaltar que Proverbios é um livro do Velho Testamento, época do Olho por Olho, Dente por Dente! Época em que se justificava culturalmente o apedrejamento de pessoas como forma de punição. Quando Jesus realiza suas pregações e anuncia o Novo Evangelho ele refuta muitas dessa práticas, inclusive o apedrejamento. Aliás Jesus respeita e valoriza as crianças e isso está muito claro nas escrituras. E que geralmente quando se bate em uma criança, isso ocorre por descontrole do adulto, é uma forma de punir no calor da emoção. Isso está muito longe de ser educação. Ao contrário é limitar o comportamento pelo medo, não pelo exemplo, e isso está longe da filosofia que o Cristo pregou.









5 comentários:

  1. EXCELENTE TEXTO! MUITO BEM FUNDAMENTADO! ME ENSINOU MUITO, ESSA PALAVRA DEUS CONFIRMOU NO MEU CORAÇÃO!!!

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber quem escreveu esse texto, para que eu possa usar no meu TCC da faculdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, logo acima na postagem tem o link do artigo original que está em inglês, porém esse texto não é de revista científica indexada em bases de dados, não sei como seria a citação em TCC.

      Atenciosamente, Sabrina Neves.

      Excluir
  3. Isso é heresia Jesus nunca ia mandar que um líder fizesse uma coisa desta com um liderado isso é coisa de doente espiritual, soberbo, aquele que não tiver pecado que atire a primeira pedra, falsos profetas, insanos, vá e não peque mais, fariseus que oram pra si mesmo, se vc diz que ama a Deus e não ama seu irmão vc é um mentiroso , Pedro alimenta minhas ovelhas, Pedro apascenta minhas ovelhas, jesus disse que as ovelhas são dEle, e ele diz que não veio para condenar nem para julgar e sim para salvar, seus hipócritas ai de vcs que fazem mau aos pequeninos por desconhecerem a graça esta historia de quebrar perna de ovelha e coisa que satanás ta colocando no coração de lideres que se acham sem falhas, coisa de fariseu

    ResponderExcluir