quarta-feira, 10 de abril de 2013

Exercício físico e amamentação: prós e contras

Amo ser mãe, amo minha pequena e não acho nenhum sacrifício amamentá-la em livre demanda de dia e de noite, já emagreci tudo que ganhei na gestação, e até um pouco a mais. Mas um pequeno detalhe desequilibra toda essa harmonia -rsrssrs- a barriguinha, ela sim minha gente, tá aqui um buchinho nada elegante.

Estou magra mas com um buchinho que é o ó... Agora que Marina está maiorzinha, ela já consegue ficar um tempo brincando, distraída e tem tirado sonecas mais regulares, isso dá uma aliviada porque posso deixá-la com Dona Vera (a pessoa que me auxilia aqui em casa) por uns 30 minutos, enquanto dorme ou brinca, para pelo menos fazer uma musculaçãozinha na academia do condomínio. Não, não pretendo ficar sarada, nem sei a fórmula mágica que famosas como Claudia Leitte usam para terem um tanquinho logo depois de parir (mas bem que gostaria - rsrsrs).

Voltando ao assunto, quero malhar, aliás preciso, porém me deparei com a seguinte informação: o ácido lático liberado nos exercícios físicos altera o sabor do leite materno o que pode levar ao desmame precoce.


Foi aí que fiquei em uma encruzilhada, porque eu quero atenuar o buchinho (sendo bem realista, porque me livrar de vez são outros 500) mas não quero que minha bezerrinha desmame agora, é muito cedo, ela só tem 10 meses. Então fiz o quê? Fui pesquisar sobre o tema e olha que interessante o que encontrei:

1. A informação do ácido lático é verdadeira, ele é produzido quando estamos em atividade física e altera o sabor do leite materno que fica mais azedo (eca, coitado do bebê) podendo fazer o bebê rejeitar o peito e desmamar;

2. A produção do ácido lático vai ser modulada de acordo com a intensidade do exercício por isso não dá para fazer nada muito "pesado" como musculação ou localizada com muita carga, mas exitem outras opções bacanas. Yoga, alongamento, localizada sem carga e até musculação com carga bem baixa.

3. O ácido lático é removido do organismo na urina, suor, é oxidado ou então é convertido em glicose, glicogêncio ou em proteína. Assim a melhor alternativa para facilitar sua eliminação é realizar a atividade aeróbia leve (caminhada leve, pedalada leve ou trote) após seu exercício. Chamam isso de recuperação ativa, ou seja, a atividade aeróbia reduz os níveis de ácido lático uma vez que parte dele vai se converter em glicose que será usada como fonte de energia.

4. O ácido lático que se acumula na mãe costuma ser eliminado cerca de 30 a 60 minutos após o exercício, por isso o recomendado é que se dê de mamar antes de ir malhar, e após o exercício esperar um pouco para oferecer a mama novamente.

5. É lenda que atividade física "seca" o leite, ao contrário atividade física estimula a produção de endorfina que melhora o humor e a qualidade de vida da mãe, consequentemente essa está mais disposta para amamentar. O que acontece é que com a alteração do sabor do leite materno alguns bebês passam a rejeitar a mama, estimulando menos e levando a uma consequente diminuição da produção de leite.


Dessa forma decidi: vou voltar a fazer atividade física, mas tomarei alguns cuidados - darei de mamar antes de ir malhar, como Marina já tem 10 meses já lancha, então vou respeitar o intervalo de 1h após a atividade física. Investir em um profissional de Educação Física que possa me orientar direitinho (já formulei até uma série de perguntas para ver se ele ou ela entendem do assunto antes de contratar), fazer primeiro o treino anaeróbico com baixa carga e depois uns 30 minutos de treino aeróbico leve. Dessa forma teremos mamãe mais feliz, Marina mais feliz e com leitinho com o mesmo gosto que ela está acostumada.


7 comentários:

  1. muito legal esta informação para quem está interessado em voltar a se exercitar.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa informação. Eu ainda estou grávida, mas pretendo voltar a me exercitar assim que a médica liberar.

    ResponderExcluir
  3. Eu amei a informação... Quero muito fazer exercícios físicos!!! Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Por gentileza vc poderia ceder a bibliografia para produção deste texto? Pois achei muitas informações diferentes dos artigos científicos que li!

    ResponderExcluir
  5. Na verdade, atividade fisica intensa promove um alto gasto energetico, aliado a uma dieta ruim pode sim "secar" o seu leite, pois só o fato de vc amamentar aumenta o seu gasto calorico basal em 900kcal. Promovendo um desequilibrio energetico, alterando seu metabolismo e influenciando diretamente na sua produção de leite.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela informação. Minha filha tem três meses e estava preocupada em voltar a malhar. Vou esperar 1h antes de amamentá-la novamente.

    ResponderExcluir