segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Amamentação e desmame precoce: verdades e mentiras.

Amamentar Marina para mim é uma delícia, um momento de carinho, intimidade e prazer, mas nem sempre esse ato é encarado de forma natural. As forças contrárias são muitas e já se iniciam na maternidade, local em que muitas vezes ao invés de ajudarem na pega correta, administra-se leite artificial (Nam) aos bebes, na maioria das vezes sem o consentimento das mães.

Eu como a maioria das mulheres tive problemas iniciais com a pega e com rachaduras, mas esses problemas são superáveis, para superar essa fase inicial primeiro é preciso entender como o bebê mama.

Observe seu filho, o bico do seu seio ficará entre a língua e o céu da boca, e com a língua ele vai fazer o movimento de ordenha, pressionando o mamilo para o leite sair. Reparem bem como esse movimento é diferente do movimento da mamadeira no qual o bebê tem que fazer um vácuo para sugar, parecido com o que acontece quando chupamos um canudo. E é justamente por essa diferença que o bebê pode sim confundir os bicos se lhe for oferecido complemento por mamadeira logo no início.

E atenção: As mamadeiras que simulam o formato do seio materno são uma grande farsa, o bebê vai fazer o mesmo movimento de sucção, o que vai sim leva-lo a confundir os bicos, elas são apenas mais caras.

Dessa forma, para um boa pega tente fazer o bebê abocanhar a maior parte possível da auréola, se ele pegar só o bico tá errado, vai ferir e o fluxo de leite não vem.

Agora se seu seio feriu, não se assuste isso acontece nas melhores famílias. Vamos lá, primeiro paciência pode parecer que não, mais vai passar. Segundo, o que você NÃO deve fazer:

- Oferecer leite artificial enquanto o seio cura. O que causou a fissura foi a pega incorreta, então não tem lógica retirar o bebê para cicatrizar, pois quando ele voltar ao seio, se voltar, vai ferir de novo.
- Passar pomadas de qualquer tipo.
- Usar conchas de amamentação e/ou bicos de silicone.

O que você deve fazer é:

- Procurar ajuda para ajustar a pega. O ideal é procurar um banco de leite, mas também pode ser com seu obstetra, enfermeiro ou até com uma mulher mais experiente.
- Expor os seios ao sol ou usar secador de cabelo nos seios, uns 15 minutinhos, isso vai deixar a pele que é bem fininha mais resistente.
- Deixe seus seios ao ar livre o quanto puder, quanto menos úmido e abafado melhor. Por isso é que as famosas conchas são ruins elas aumentam a umidade.
- Não podendo deixar os seios ao ar livre: use peneiras, isso mesmo! Compre duas bem pequenas, corte o cabo e coloque nos seios e dobre uma fralda embaixo para o caso do leite vazar. Como a peneira é furadinha o ar vai circular arejando e evitando a formação de colônias de fungos.
- Lave normalmente e evite hidratantes.
- Após cada mamada coloque leite materno no seio que ajuda a cicatrizar.

Finalmente tenha paciência, vai passar pode parecer que não mais passa, experiência própria. No meu caso foram os dois seios, tive fissuras enormes, chegou a sangrar, coloquei pomada, usei concha de amamentação, fiz tudo errado, nada sarou meu seio. Quase um mês depois, ainda amamentando com muita dor é que tive acesso a orientação correta, e em uma semana usando secador, deixando os seios livres e prestando atenção na pega já estava tudo bem.


Outro dilema é sobre o período de amamentação exclusiva e o desmame, bom, segundo a OMS e o Ministério da Saúde o bebê deve ser amamentado exclusivamente até o sexto mês, e depois deve continuar sendo amamentado  até no mínimo 24 meses, porem aos poucos vai se introduzindo a alimentação complementar. Não entendo a orientação de desmamar um bebê só porque já passou dos 6 meses, esse é só o final da amamentação exclusiva. 

Outra coisa importante: se seu filho ainda mama não tem porque oferecer leite de vaca, ou fórmula láctea a ele, aliás até um 1 (um) ano não é recomendado outro leite além do materno. O mesmo serve para os derivados de leite, como queijos e iogurte. Assim mamães relaxem, deem de mamar aos seus filhos é disso que eles precisam, e se for bom para os dois a amamentação pode e deve ser continuada por mais tempo. Claro que cada caso é único, e que o desmame pode ocorrer naturalmente antes dos 24 meses mas acho importante respeitar o ritmo da criança, deixando que o desmame ocorra quando demonstrar que está preparada e que não coincida com mudanças bruscas na vida do bebê como mudança. nascimento de irmãos entre outros.

O uso de medicamentos pelas mães também é uma questão polêmica, pois esses são campeões do desmame precoce. Já cansei de ouvir: Tive que tomar antibiótico X e o médico mandou suspender a amamentação com 20 dias. Gente! Agora falo como farmacêutica que sou, boa parte dos medicamentos são compatíveis com a amamentação, e caso o seu medicamento não seja compatível pode pedir para o médico trocar por outra alternativa terapêutica. Essa publicação do ministério da Saúde tem a lista de vários medicamentos e sua compatibilidade com a amamentação é só conferir: http://www.fiocruz.br/redeblh/media/amdrog10.pdf

Leite fraco e leite pouco! Esses são velhos conhecidos, infelizmente. Não importa o que te digam, a maioria das mulheres pode amamentar e produz sim a quantidade de leite suficiente para seu bebê. Ocorre que após a apojadura (descida do leite) o organismo da mulher ainda está se acostumando com a nova função, e geralmente produz mais leite que o bebê tem capacidade de consumir, depois a produção se adapta a demanda do bebê. Isso é tão interessante que vocês podem saber se o bebê está com fome apenas porque seu organismo sinaliza, seu seio formiga e fica cheio.

Outra coisa, para aumentar a produção de leite tomem muito líquido de preferência água, o dobro da quantidade que tomariam mais ou menos uns 2L dia. Não adianta canjica, mingau, canja ou qualquer outra comida que te ensinem. Se seu seio empedrar, o que é comum, prefira compressa fria ou gelada, a compressa quente aumenta a produção de leite isso é justamente o contrário do que você está querendo. 

O que você come vai para o leite, por isso principalmente no início, com bebês recém-nascidos em que o aparelho digestivo ainda está se adaptando adote uma alimentação saudável. Nada de dieta, você precisa de calorias para produzir leite, mas nunca é demais tirar cafeina, cítricos, leite e derivados. Sim você leu certo: retire o leite e os derivados de sua dieta! Os bebês pequenos normalmente não metabolizam bem proteína de leite de vaca.

E sim, é comum os recém-nascidos gorfarem muito e até vomitarem um pouco, na maioria das vezes esse "refluxo" passa com medidas não farmacológicas como elevar a cabeceira do berço e deixar o bebê em pé no colo de 10 a 30 minutos após as mamadas. O que não tem sentido é deixar de amamentar e dar Nam AR para o bebê, pois, por mais mirabolante que seja a fórmula desse produto a base dele ainda é leite de vaca que é muito mais alérgeno para o bebê que o leite materno.

Por fim, seu bebê não está competindo para ver quem ganha peso mais rápido. É claro que um bebê que toma mingau engrossado com espessantes industrializados com uma megadose de açúcar e carboidrato vai engordar depressa. Se seu bebê está ganhando peso, crescendo, ele é uma criança saudável independente se ganhou mais ou menos peso. Aquela curva verde do gráfico da curva de crescimento é só a média, ou seja espera-se que 50% das crianças tenham quele peso, porém vão ter bebês mais gordinhos e mais magrinhos que etão acima ou abaixo da média (curvas vermelha e preta), mas mesmo assim ainda são normais. O engraçado é que só nos preocupamos com os magros, os gordinhos são até desejados. Ora isso é um contra-senso, bebês precisam ser gordos mas quando fazem 2 ou 3 anos devem ser magros!

O que vou falar vai parecer clichê de livro de auto ajuda, mas você é capaz, confie em você, no seu corpo e no seu bebê que tudo vai dar certo. Seguem os links de algumas referências que usei, espero que ajude.

Sabrina Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário