domingo, 30 de outubro de 2016

Mil abraços, mil beijinhos mil carinhos, durma bem e sonhe só com os anjinhos... boa noite, boa noite.


Essa noite (em 29/10/2016) chegamos do aniversario de um amigo de Marina, ela tinha brincado muito, corrido, pulado em uma festa ao ar livre e gostosa como tem que ser uma festa infantil. Me disse que estava muito cansada, pediu para não tomar banho e eu deixei, porem pedi que lavasse os pês, o rosto e escovasse os dentes e assim ela fez. Depois, de forma espontânea, ela foi para o quarto dela pegou o lençol, o travesseiro preferido, pediu para eu dar um beijo, desligar a luz, fechar a porta e.... simplesmente dormiu. Isso tudo seria totalmente normal, só que, durante dotas as noites da vida de Marina ela adormeceu comigo ao lado dela, sempre rolava uma historia, uma oração e eu ficava deitada ao lado dela ate ela dormir. As vezes ela dormia no quarto dela as vezes no nosso e assim íamos... Nunca neguei atenção, nunca deixei sozinha e ate cheguei a achar que não ia "ficar independente" tão cedo.

Passamos por muitas fases. lembro de um tempo em que eu praticamente cantava todo o CD de canções de ninar do Palavra Cantada... e a música que esta no titulo da postagem era a que ela mais amava, então sempre pedia para eu cantar mais uma vez. Ninava, balançava na rede, deitava do lado... dai vinheram as historinhas, depois incluímos uma oração que ela mesma guia, mais no sentido de gradecer pela vida, até que chegamos ao momento de ontem, em que dormiu sozinha com as luzes apagadas, e por vontade própria.

Sei que foi a primeira vez, que podem ter voltas, mas achei  importante, ela ter tido a iniciativa, ter se sentido segura para tal... eu e o pai dela ficamos surpresos... uma surpresa boa, de sentir que a filha ta crescendo, se sentindo segura para experimentar o novo, de forma natural, no tempo dela. 

As vezes acho que depositamos pouca confiança na capacidade das crianças... de esperar o tempo delas, isso em todos os aspectos... andar, falar, dormir sozinho, ler e por ai vai. Eu sou ansiosa por natureza, e uma coisa que ser mãe me proporcionou foi ter a consciência desta ansiedade, e com isso tentar domar a danada. Então, embora ansiosa, não forçar a barra é premissa na minha historia com Marina, não tem sido fácil, mas cada dia mais me convenço que tem sido a escolha certa.

Minha baixinha cresce e se desenvolve a cada dia, sou imensamente grata por poder vivenciar cada momento, cada conquista dela. Espero ter sabedoria para continuar assim, mesmo com esse mundo conturbado, competitivo e inóspito para crianças e demais minorias. Por aqui seguiremos tentando filtrar boa parte dessa energia pesada dos dias atuais, respeitando o ritmo, a personalidade e a maturidade que Marina tem a capacidade de ter do alto dos seus 4 anos de idade.

Fiquem com a nossa musica de ninar preferida, e tenham confiança nas suas crianças elas tem mais capacidade que imaginamos - Boa Noite - Palavra Cantada


OBS: Fazem 20 dias desde essa primeira noite, nesse meio tempo ela dormiu na cama dela mas veio umas 04:00 da madruga para a minha em alguns dias, depois tivemos visita em casa e ela teve que vir para meu quarto para ceder espaço... reiniciamos no sábado com ela na sua cama, li historinhas mas dormiu na cama dela, sei que ainda vão ter idas e vindas, mas a vida e assim... que seja no tempo dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário