domingo, 12 de janeiro de 2014

Tão grande e ainda mama?


Marina tem 1 ano e 6 meses e mama em livre demanda, quando falo livre demanda entenda-se: sempre que ela quer. Engraçado é que isso vem assustando (para ser educada) muita gente.

É impressionante como o senso comum é contrário a amamentação (se soubessem que tudo que acham que acham sobre alimentação de crianças foi "ensinado" pela Nestlê... ui,ui), sabe, muita mãe que não conseguiu amamentar fala que sofre preconceito por causa disso, pois bem, tentem amamentar um bebê de mais de 1 ano e verão o que é preconceito.

Sério, quase ninguém entende, a pressão é grande, muita gente te olha como se você fosse uma doida, ou pior soltam a famosa frase: mas o leite não serve para mais nada (nem se virasse água, mesmo assim ainda hidrataria), ou ainda, isso é carência sua e não dela...

Vou falar uma coisa, amamentar um bebê de 1 ano e 6 meses não é capricho, já falei aqui que a própria OMS e o Ministério da Saúde do Brasil recomendam amamentação exclusiva até 6 meses e continuada até no mínimo dois anos (atentem bem, no mínimo), o leite materno não vira água, nem coca-cola, nem veneno... continua sendo um alimento bom (dá uma sacada na figura abaixo ela é bem ilustrativa).



Mas esse texto não pretende tratar exatamente dos aspectos técnicos, esses estão bem estabelecidos, quero falar mesmo é da encheção de saco que é ter gente se metendo na amamentação alheia. Sei que as vezes Maricotinha não quer comer, crianças em geral passam por períodos de pouco apetite, o engraçado é que se tomam mamadeira ninguém fala nada, agora se mama...coitada tá passando fome.

Sei que as vezes eu tô de saco cheio, cansada, não tô a fim de amamentar ninguém de acordar de madrugada, normal, sou humana, me canso, mas daí eu pergunto quem é que se cansa? Sou EU, mas faço isso conscientemente, foi uma decisão minha amamentar ela até dois anos no mínimo, ou seja, não precisam ficar com pena. Há e também não precisam culpar Marina, ela não está sugando minhas energias, vai por mim, quem faz isso é a Vampira do X-men (momento nerd - hehe).


Outra máxima que tenho ouvido é: quando desmamar ela vai ficar mais sociável (Gente, ela tem 1 ano e 6 meses, vai socializar quando for o tempo dela), ou ainda: ela é muito apegada a você por causa da amamentação. Agora pergunto, se ela não for apegada a mim, que cuido, alimento, brinco, troco cocô, curo machucado com beijinhos, danço e canto e etc, etc, etc... vai ser apegada a quem? Quer dizer que o normal é a criança não criar vinculo com o cuidador  e preferir outros?

Ela vai ter, no tempo certo, toda a liberdade e vai sim desapegar. Reconheço que nossa ligação é muito visceral, ela me solicita muito, fica insegura em ambientes estranhos, mas acho isso normal, faz parte também da personalidade dela que é mais seletiva com as pessoas. Creio que como toda criança em determinado momento ela vai querer brincar mais com as outras crianças do que comigo, isso inevitavelmente vai acontecer, independente de amamentação.


Detesto mi-mi-mi, mas esse foi o post do mi-mi-mi kkkkkkk... tô reclamando mesmo! Então fica a dica do que não dizer, fazer ou perguntar para uma mãe que amamenta um bebê de mais de 12 meses:

1. Quando vai desmamar? - Essa é a mais chata... putz, ter que andar com a citação dos manuais da OMS, OPAS, MS é um saco. Vamos combinar, eu não encho o saco de ninguém que dá todinho, danoninho (que não vale por um bifinho, pela composição vale por um torresminho , vai encarar?), miojo, biscoito recheado, salgadinhos e demais alimentos para seus filhos menores de 1 ou 2 anos e ninguém enche o meu.

2. Uma menina tão grande mamando. - Porque ninguém diz, Nossa seu filho tem só 4 meses e já começou a tomar suco?

3. Intervir quando  minha filhar pedir para mamar (sim caros, já ouvi, você é uma menina grande, não é para mamar agora não)- gente, juro que tenho bom senso, acreditem em mim. Além disso não tenho a menor vontade de ficar exibindo o peitão por ai. Nunca vejo ninguém se meter quando uma mãe tá dando um pirulito para seu filho, mesmo que seja um bebê, ou pior, já vi muita gente defender o uso da palmada educativa falando que cada mãe sabe o que é melhor para seu filho. Quer dizer que se bater tudo bem, a mãe sabe o que faz, mas amamentar é um grande erro mãezinha! 

4. Dar conselho com fórmulas infalíveis par desmamar - primeiro, eu sou contra mentir para crianças, quero construir uma relação de confiança com Marina, então dizer que o mamá tá dodói não é uma opção (sim caras pessoas que me deram esse brilhante conselho, essa estória é bem velhinha viu!), segundo, ainda não decidi como fazer, acho que essa decisão vai depender da própria Marina (de sua maturidade, necessidade, vontade), de mim e do pai dela.

5. Mas ela vai fazer 10 anos mamando? Olha duvido muito, ela ama o mamar dela mas é tão independente que não sei se vai até 10 anos, por outro lado acho que eu também não aguentaria, até porque minha intenção não é entrar para o Guines.


Não quero entrar no mérito de mais mãe, menos mãe, acho que como mulheres temos é que nos apoiar e não ficar atacando ninguém. O desmame natural pode se iniciado pela criança, ou então pela mãe que não está mais tão feliz amamentando, independente de como for, acho que deve ser gradual e respeitoso. Ainda não me informei suficiente sobre desmame, pois não é uma necessidade atual. Andei lendo um pouco sobre desmame noturno, estou estudando a possibilidade de iniciar, mas tudo de forma respeitosa com minha pequena, quando decidir iniciar o desmame noturno (se decidir) venho aqui contar como foi, por enquanto fiquem com o link para o Plano de Desmame Noturno do Dr Gordon, dos que eu vi, me parece o mais adequado.

E para os apressadinhos pelo desmame total, muita calma nessa hora, ou como diz o ditado: devagar com o andor...

Tenho a certeza que amor, carinho e cuidado só vão fazer bem para minha Maricota, o "eitinho" dela tá garantido por um tempo ainda. Deixo vocês  com Marisa Monte "peitos fartos, filhos fortes, sonho semeando o mundo real..."



OBS: Não sei porque mas não consegui selecionar o clipe real da musica.





8 comentários:

  1. É isso ai!! concordo com vc... rsrs Também fico muito chateada quando vejo a cara de espanto por saberem que minha filha de apenas 8 meses ainda mama no peito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Cínita Almeida só com 8 meses e ainda se espantam! Daqui a pouco vão proibir dar de mamar kkkkk

      Excluir
  2. Mais uma vez adorei o seu post! Passo pelo mesmo do lado de cá do oceano :) força!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sabrina. Minha primeira vez no seu blog, passei a tarde por aqui... Rsrs me empolguei na leitura. Parabéns!
    Eu tenho um bebê de 4 meses (LM em LD), mês que vem volto ao trabalho e ele vai pro berçário. Esses dias me perguntaram qdo vou começar a dar papinhas pra ele, eu respondi que depois dos 6 meses iria começar introdução alimentar e que vou extrair e mandar meu leite pra ele tomar no berçário. Fui CRUXIFICADA, e olha que ele só tem 4 meses, e vai mamar até quando ele quiser...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Raquel, cada dia parece que piora não é? Coitadinho só 4 meses, tem mesmo é que mamar você faz muito bem, força ai.

      Excluir
  4. Que texto bacana! Já faz um tempo que foi escrito, mas continua do mesmo jeito ou pior. E é cada vez mais crucificada a mãe que amamenta exclusivamente por 6 meses. Eu cheguei a pensar que era maldade dar só mama. Mas todos o elogiam, ele é uma bolinha e ninguém acredita que é só LM. Somos guerreiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Nágyla, ela desmamou aos 2 e 7 meses, naturalmente, sem sofrimento e stress e su muito grata por isso :)

      Excluir