sábado, 14 de dezembro de 2013

Porque queremos "adultizar" nossos bebês?

Tem coisa mais chata do que ter seu filho comparado a outra criança? E a cobrança já começa com poucos meses de vida, é um tal de já sustenta a cabeça? Já senta? Já engatinha? Já fica em pé? Já chama mamãe? Já anda?.... Há mas o filho de fulana andou com 8 meses, o de sicrana com 5 meses já engatinhava... e por ai vai.

Gente, pelo amor... um bebê andar aos 9 meses é tão normal quanto andar aos 16 meses, garanto que se seu filho não tem nenhuma doença, é uma criança saudável e feliz uma hora vai andar, vai falar, vai fazer xixi no banheiro.... Não entendo essa necessidade de "adultizar" bebês e crianças, até porque não conheço adulto saudável que ainda use fraldas...



A mesma coisa é com a amamentação, agora que Marina tem 18 meses de vez enquanto escuto a famosa pergunta, ela vai mamar até quando? Já não está grande para mamar? Minha resposta tende a ser vaga porque estou sem paciência, me limito a dizer que não sei até quando ela vai mamar nós (eu e ela) não decidimos isso ainda.

Minha Marina é um bebê normal, fez e faz tudo a seu tempo e quero que continue assim, sinceramente não acho que infância seja uma competição esportiva para ver quem chega primeiro. Me diz uma coisa, para quê um bebê que nem compreende o mundo direito, que tem que formar sua auto-imagem, precisa saber matemática ou ler? 

Pessoalmente acho que o tempo da criança deve ser respeitado, ela não deve ser forçada, isso é diferente de estimular. Eu brinco muito com Marina, dançamos, cantamos, desenhamos, conto histórias, brinco de carrinho, no parquinho, no pula-pula, jogamos bola... a lista é longa, não para por ai não, essa é só uma pequena mostra. Sempre que brincamos ofereço brincadeiras que permitam a ela explorar o mundo, vivenciar conhecer, vou sempre verificando o interesse dela e se está se divertindo, nada forçado.

Mas acima de tudo defendo o direito da minha filha ser simplesmente um bebê, que mama, que se cansa, que ama explorar o mundo, que está aprendendo a viver nesse mundão. Não troco a delicadeza dessa descoberta diária por nada, tudo a seu ritmo e com muito amor, para quê pressa? Um dia ela vai ser independente, um dia vai ser criança, adolescente, adulta.... por enquanto é uma bebê, linda, engraçada, forte, carinhosa e buliçosa como tem que ser.






4 comentários:

  1. Olá Sabrina! Adorei o seu blog!
    Acabei aqui por causa do post sobre a crise dos 8 meses e simplesmente passei horas lendo rs
    Também tenho um bebê e um blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana,

      obrigada :) é bom juntar as coisas que amamos não é? No meu caso minha filha e escrever.

      Beijos para vc e seu bebê.

      Excluir
    2. Olá Sabrina, descobri o seu blog através de uma amiga e já fui de encontro a este texto, adorei!!! Falou exatamente o que sinto e penso! Parabéns e beijos em você e sua filhota!

      Excluir