quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Síndrome Pé Mão e Boca

Esses últimos dias foram uma loucura nessa casa, minha Maricotinha deu para adoecer, primeiro teve uma conjuntivite, depois um resfriado, daí quando tudo estava calmo e tranquilo.... no sábado ela começou com mal humor, choro por tudo, irritação e no domingo veio a febre, segunda bem cedo levamos a pediatra e veio o diagnóstico de estomatite, porém na terça ela amanheceu com bolhinhas também nas mãos, pés e área da fralda, ou seja, um caso clássico da tal síndrome pé-mão-boca.

Essa doença é uma virose, causada pelo vírus Coxsackie, que é altamente infeccioso, "ataca" mais as crianças menores de cinco anos. 



Os sinais e sintomas são:

Febre - que é variável, tem criança que nem tem;
Aftas na garganta e boca;
Depois podem aparecer bolhas pequenas avermelhadas e amareladas no centro, na mãos e pés, podendo também aparecer na área da fralda.



O ciclo do vírus dura de 5 a 7 dias, a doença regride sozinha e o tratamento é só sintomático.

O que estamos fazendo aqui para aliviar os sintomas são:

Atenção redobrada na higiene tanto da Marina (limpeza da boca, banho, manter sequinha, roupas arejadas) quanto nas coisas dela (copos, pratos, talheres, roupas, brinquedos)...

Tratamento sintomático da febre e inflamação com medicamento prescrito pela médica dela, spary de própolis para a boca que tem uma propriedade anti-infecciosa e cicatrizante natural, bom hidratante para a pele.

Alimentação: continua mamando na mamãe aqui, além disso suspendi sucos e frutas cítricas, ela tem aceitado comidinha mais pastosa e fria. Boas pedidas são sorvete de banana (congela a banana e depois bate no liquidificador, serve em seguida) porque a banana tem tanino, ajuda na cicatrização e é geladinha. Outro suco legal é o de caju, se for da fruta mesmo é mais legal.

Não esquecer de hidratar bem, porque como fica com dificuldade de engolir a criança pode desidratar, então vale oferecer sucos, água de coco, água, mamar, o que a criança preferir.

Importante:

A) O diagnóstico é feito só pelos sintomas, não precisa de exame complementar, até porque eles já estão tão incomodados que é até maldade tirar sangue ou qualquer outro procedimento invasivo sem necessidade.
B) É uma virose, de nada vai adiantar usar antibióticos.
C) Fique de olho na febre a nos sinais de hidratação da criança, ao menor sinal de desidratação leve a um serviço de saúde.

Mas confesso que apesar de saber que vai passar, que as bolhas das mãos e pés não doem (pelo menos é o que diz a literatura) eu tô morrendo de dó da minha bichinha, não vejo a hora dela melhorar.



2 comentários:

  1. Amiga, pura verdade ô doencinha chata... Laurinha tb já teve, mas tudo se resolveu... ô pingo de gente que "dá um dó" vê sofrer assim... Laurinha agoira está com conjuntivite... Abração pra toda a família :)

    ResponderExcluir
  2. Sou mãe de duas meninas uma de 9 anos e uma BB que recentemente fez 1 ano a minha filha mais velha pegou a tal síndrome , foi sufoco odo 2 ao 3 dia são os piores inflamou muito a garganta , mas logo a levei ao pediatra teve muita coceira que slivisvs com pasta d'água com zinco. Depois quem pegou foi minha BB só que veio mais fraca acreito devido ainda mamar .Mesmo assim é horrível está síndrome

    ResponderExcluir